Relação entre limpeza e saúde.

Você sabia que as buscas por serviços e produtos de limpeza cresceram significativamente em 2020? Obviamente não foi por coincidência, a verdade é que graças a pandemia, as pessoas entenderam que um ambiente limpo é sinônimo de segurança justamente por reduzir os riscos de contágio, uma vez que ao realizar a higienização do local com os produtos adequados, o vírus é eliminado.

Mas a Covid-19 não é a única doença que pode ser evitada pela limpeza, veja a seguir a relação entre limpeza e saúde.

Como saúde e limpeza estão relacionados?

Você já ouviu aquela expressão, “um ambiente bagunçado é um reflexo de uma mente bagunçada”? Com certeza existem muitos outros fatores que podem ser a causa da desordem e sujeira, como tempo, quantidade de pessoas que frequentam o local ou até mesmo o tamanho do ambiente.

Mas essa expressão não está completamente equivocada, de fato ambientes sujos e desorganizados podem contribuir para o estresse e depressão, além disso, a sujeira favorece o surgimento de várias doenças respiratórias, como  asma, rinite e sinusite. Um ambiente que não recebe limpeza e higienização regularmente tende a acumular ácaros, bactérias, mofo e poeiras que colocam a saúde em risco.

A sujeira pode ser uma possível causa de alergia

Sabe quando de repente você tem uma crise de espirros? Fique atento se seu lar ou ambiente de trabalho não estão precisando aquela faxina! Uma das possíveis causas dessas reações pode ser por consequência da irritação que essas partículas podem causar no trato respiratório, que acaba resultando em espirros. Além disso, o acúmulo de sujeiras podem provocar tosse, garganta ressecada e coriza.

Como utilizar a limpeza para prevenir doenças?
Faça a manutenção da limpeza do seu ambiente regularmente, com base no fluxo de pessoas que frequentam o local, estabeleça um planejamento de limpeza semanal, quinzenal ou mensal para retirar o acúmulo de sujeiras e desinfetar as superfícies que se tornam ambientes propícios a proliferação de vírus e outros organismos que podem ser causadores de doenças.
Tenha o hábito de desinfetar seu local de trabalho, considerando que passamos um tempo considerável em contato com esses ambientes, manter a organização e limpeza se tornam não só uma prevenção a doenças respiratórias, mas também podem ser benéficos para sua produtividade e saúde mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *