10 mitos sobre limpeza do lar

A limpeza é tão presente no nosso cotidiano que muitas vezes se torna até algo automático, somos acostumados a ouvir desde cedo aquelas receitinhas caseiras e poucas pessoas param de fato para pesquisar o que realmente é eficiente e seguro na hora da faxina, e aproveitando que hoje é o dia da mentira, resolvemos listar os 10 mitos sobre limpeza do lar, e pra ajudar nesse processo, ninguém melhor que nossas profissionais parceiras que vivem isso nos seus cotidianos para compartilhar com a gente quais são os mitos mais recorrentes na limpeza do lar.

Então não deixe de ler esse post na íntegra para descobrir se você está caindo em algum desses mitos. Confira!

1 . Quanto mais produto melhor

Mentira! Sempre utilize a quantidade indicada no rótulo do produto, lembre-se que para definir aquelas instruções de uso foram realizadas pesquisas para identificar a melhor performance do produto, então quando você usa mais do que o necessário, além de desperdiçar produto, será necessário mais água para enxaguá-lo e retira-lo completamente.

Sempre leia o rótulo e siga as instruções de uso do produto para garantir uma limpeza eficiente e segura.

2. Misturar produtos de limpeza aumenta a eficácia deles

Mito! Quem nunca se sentiu a própria Cuca com seu caldeirão misturando todos os produtos de limpeza que tem em casa? Mas essa é uma prática muito perigosa, é necessário tomar muito cuidado ao misturar os produtos químicos. Ao misturar os produtos, podem se formar  gases tóxicos prejudiciais a saúde, dependendo da reação dessa mistura, podem causar queimaduras, intoxicações e em alguns casos até explosão.

Em outros casos, pode simplesmente anular a ação do produto e a mistura não ter eficiência alguma na limpeza, e você terá desperdiçado produto e colocado sua segurança em risco.

3. Aplicar diretamente na superfície é mais eficiente

Esse é um mito com o qual é necessário tomar bastante cuidado, pois alguns produtos foram desenvolvidos para serem diluídos  ou então para utilizar apenas em determinadas superfícies especificamente, ademais, alguns materiais são bem sensíveis e podem manchar ou serem danificados quando recebem diretamente o produto.

4. Qualquer álcool é um excelente desinfetante

Especialmente nesse momento de pandemia, é muito comum vermos pessoas comprando álcool caseiro e aplicando em tudo na tentativa de eliminar vírus e bactérias, mas a verdade é que apenas o álcool que tem graduação 70° INPM (porcentagem de álcool em peso) são eficazes para desinfecção.

5. Jornal para limpar vidros e espelhos

Existem vários macetes duvidosos sobre a limpeza eficiente de vidros e espelhos, mas verdade é que alguns deles além de não limpar corretamente, também trazem riscos para a superfície do material, o jornal pode causar arranhões e ajudar a espalhar a gordura.

6. Produtos multiuso podem ser usados para qualquer coisa

Apesar de o nome ser multiuso, e tem mil e umas utilidades, ele deve ser utilizado apenas em superfícies plásticas e áreas laváveis, não utilize em madeira, metais para evitar manchas.

7. É necessário varrer a casa todo dia

É verdade que todos os dias acumula-se ciscos e sujeiras no chão de casa, especialmente em lares com vários moradores, mas é importante lembrar que o ato de varrer faz com que a poeira e outras partículas de sujeira plainem no ar e pousem sobre outras superfícies, além disso, essas partículas podem causar reações alérgicas e prejudicar a saúde dos residentes.

8. Sabão em pó e água sanitária são ótimos juntos

Esse é um mito muito comum e que muitos cometem, apesar de ambos serem produtos muito potentes sozinhos, quando usados juntos, seus componentes se neutralizam tornando o processo de limpeza mais dificultoso.

9. Sabão em pó é a melhor opção para limpar pisos da cozinha e do banheiro

Mito! Ele até pode ser efetivo na limpeza, mas sua fórmula é altamente alcalina e pode corroer a cerâmica, porcelanato, granito, mármore. Se usado frequentemente pode causar danos irreversíveis ao material do piso.

10. Borracha para tirar riscos de lápis da parede

Na verdade a borracha piora a situação pois ela mais espalha a mancha do que limpa, e ainda tem o risco de danificar a tinta da parede.

Qual desses mitos você já cometeu? Se quiser saber mais cobre como utilizar os produtos de limpeza com responsabilidade, leia nossos outros posts, e lembre-se de ler com atenção o rótulo e instruções de uso dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *