Dicas de como organizar a limpeza do lar

As tarefas de limpeza são desgastantes e repetitiva, mas alguém precisa faze-las. Mesmo que você conte com o auxílio de uma profissional de limpeza, sempre há algum trabalho de manutenção a ser realizado, e as limpezas diárias são a maneira mais simples de reduzir os encargos domésticos. Pensando nisso, trouxemos para vocês algumas dicas de como organizar a limpeza do lar de Donna Smallin, especialista em técnicas de organização e autora do livro Organize-se e de Casa limpa e arrumada publicados pela Editora Gente.

Limpeza diária

Quando você deixa para fazer todas as tarefas domésticas durante o fina de semana, elas dão a impressão de serem uma grande montanha de trabalho porque são, de fato, muito trabalho. Uma ótima estratégia é limpar um pouco a cada dia, para que em compensação, você nunca fique sobrecarregada(o) e sua casa permaneça sempre limpinha e cheirosa.

Ademais, depois de definido o hábito de cumprir tarefas diárias, você terá mais tempo livre para descansar e relaxar dos dias de folga. Adote, como ponto de partida, a lista de tarefas apresentada a seguir e ajuste-as a suas necessidades e seu estilo de vida:

Arrume a cama todos os dias.

Esvazie as lixeiras e cestos de papel.

Organize todas as roupas sujas em um único lugar, como um cesto.

Limpe a pia do banheiro.

Varra a cozinha.

Passe o aspirador de pó nos tapetes dos locais com mais fluxos da casa.

Limpe a mesa e balcões da cozinha.

Lave a louça e guarde sempre os utensílios em seus respectivos lugares.

Reserve um tempo diário para sempre realizar pequenas tarefas que contribuam para manter a organização do seu lar, seguindo essas dicas de organização as tarefas não irão se acumular para ser realizado tudo em um único dia da semana e consequentemente, você terá mais tempo para dedicar a si mesmo nos finais de semana e dias livre.

Rotina semanal

As tarefas diárias ajudam a manter a casa limpinha e arrumada, mas não o suficiente. Você precisa elaborar e implantar um plano de faxina sistemático para executar com esforço, como passar aspirador nos tapetes, lavar o piso e limpar o interior da geladeira.

A maior parte das casas podem ter uma limpeza semanal. Mas a frequência com que devem ser executadas as tarefas de limpeza depende na maioria das vezes do número de pessoas que vivem na casa.

Certamente, se você tiver filhos e pets, precisará fazer mais de uma faxina por semana. Caso more sozinho e sem nenhum animal de estimação, talvez uma faxina quinzenal seja suficiente, desde que você siga uma rotina diária de manutenção de limpeza de pequenas coisas.

Abaixo, apresentamos três métodos, definidos por Donna Smallin de abordagem das tarefas de limpeza semanal. Você pode escolher o que melhor se ajustar ao seu estilo de vida e necessidades.

Método A: tudo de uma vez

Esse método é o estilo mais tradicional e é melhor em resultados para aqueles que dispõem de mais tempo. Com esse método, todos os cômodos da casa são limpos uma vez por semana. Eis a rotina básica:

Banheiros

Limpe o vaso sanitário.

Desinfete a cuba e gabinete da pia.

Limpe o box.

Limpe os espelhos.

Lave o piso.

Troque as toalhas.

Cozinha

Desinfete a pia e ralo.

Limpe o forno ou refrigerador. (pode alternar a cada semana)

Desinfete a mesa e as outras superfícies.

Limpe o forno de micro-ondas.

Varra e lave o piso.

Quartos

Troques os lençóis.

Guarde a roupa lavada e passada.

Lave a roupa suja.

Limpe o assoalho.

Método B: 30 minutos por dia.

Essa é a abordagem mais adequada para pessoas ocupadas, que de outro modo acabaria por adiar as tarefas domésticas semanais.

Requer 30 minutos diários para limpar um só cômodo ou fazer alguma coisa em toda a casa. O exemplo abaixo demonstra um plano de limpeza de um cômodo por dia.

Dia 1 cozinha

Dia 2 Banheiro

Dia 3 Sala de estar e sala de jantar

Dia 4 Quartos

Dia 5 Escritório, corredores e hall de entrada

Dia 6 Área de serviço e lavanderia

Dia 7 Descansar

As vantagens desse método é que você só precisa dos utensílios para executar a tarefa do dia, sem necessidade de carregar pela casa um arsenal de materiais e produtos de

limpeza. Método C:

Elabore uma lista de tudo o que precisa ser feito regularmente fixe em um lugar visível. Escolha uma tarefa por dia e execute-a. Essa abordagem é boa para quem não gosta de rotina, pois é possível fazer aquilo que você tem mais disposição no momento. Esse método dará bom resultado se você de fato fizer alguma coisa todos os dias e completar cada tarefa constante da lista pelo menos quinzenalmente. Registre seu progresso anotando diante de cada tópico e data em que executou.

Contrate uma assinatura.

A última dica de como organizar a limpeza do lar é acrescentado pela Clean House Express juntamente com suas profissionais parceiras, esse é para todos aqueles que acreditam que tudo isso é muito complicado e o tempo é um bem escasso de mais para ter como prioridade realizar a limpeza do lar, entretanto, sabe que uma rotina limpa e organizada é essencial para uma vida mais feliz.

Você pode contratar um plano de assinatura semanal, quinzenal e mensal, nos planos de assinatura, uma profissional qualificada vai te ajudar a planejar a limpeza do seu lar para manter tudo sempre limpinho e organizado e deixar seu dia a dia muito mais fácil com pequenas atividades de manutenção da limpeza do seu lar.

Além do benefício financeiro, pois planos de assinaturas contam com preços especiais, você também poderá definir uma profissional com a qual você se identifica para lhe atender, e desse modo sua rotina ficará muito mais leve e feliz, e sua casa estará sempre limpinha e cheirosa.

E ai, ficou empolgada(o) com as dicas de como organizar a limpeza do lar? Quer saber como e quanto ficaria para contar com uma das melhores diaristas da cidade?

Faça uma simulação com nosso time de atendimento, estamos prontos para conhecer melhor o seu lar e preparados para te ajudar a definir o que melhor se encaixa na sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *