Relação entre limpeza e organização do ambiente de trabalho com a produtividade

Temas como limpeza e higienização nunca estiveram tão em alta quanto nos últimos meses de pandemia. Manter um ambiente limpo e livre de vírus e bactérias tem se tornado cada vez mais necessário para a prevenção de doenças provocadas por esses organismos que se proliferam especialmente em ambientes carentes de higiene.

Mas é importante lembrarmos que além da proliferação de vírus e bactérias, a sujeira e desorganização podem afetar outras áreas de nossas vidas, entre elas está o desempenho profissional, assunto que muitas vezes é utilizado como tema de palestras e mentorias que buscam mensurar o impacto desses maus hábitos na produtividade dos trabalhadores e das da organizações.

Pensando nisso, trouxemos algumas das razões que mostram os impactos negativos da desorganização e falta limpeza trazem para nossas vidas.

Quais riscos a falta de higienização e limpeza podem trazer a nossa saúde?

Primeiramente, como já se tornou corriqueiro em nossas vidas, um ambiente sujo contribui para a proliferação de vírus e bactérias que podem afetar a saúde humana, a maior parte das infecções respiratórias é decorrente de vírus, como influenza, adenovírus e retrovírus.

Desses, a principal forma de transmissão é o contato com objetos e locais infectados, como é o caso do novo coronavírus que pode sobreviver por um tempo significativo sobre as superfícies e infectar pessoas que tenham contato com esses ambientes.

Ademais, ambientes sujos, empoeirados e com movimentação frequente de pessoas podem facilitar a ocorrência destes males para a saúde contribuindo, para a queda na qualidade de vida dos colaboradores e consequentemente aumentando a recorrência de afastamento do trabalho por motivo de doença.

Queda na produtividade

O espaço à nossa volta influencia muito em como o nosso cérebro percebe as atividades, independente de seu ambiente de trabalho ser em sua própria casa, no escritório ou coworking, as condições de limpeza e organização influenciam diretamente nos níveis motivacionais.

A desorganização do ambiente de trabalho pode afetar a sua motivação e até diminuir a sua produtividade e qualidade da tarefa que está sendo desempenhada.

Quando deixamos acumular objetos e sujeiras no espaço de trabalho, o cérebro os reconhece como algo com o qual ele deveria se preocupar e resolver, tirando o foco das tarefas que deveriam de fato ser realizadas. Todos esses fatores culminam em procrastinação e desmotivação, além de atraso nas atividades a serem entregues.

Benefícios de um ambiente de trabalho limpo e organizado

Já ficou claro o quanto a falta da limpeza e organização no ambiente podem prejudicar tanto a saúde, quanto aspectos motivacionais. Entretanto, agora vamos destacar os benefícios que manter a ordem e limpeza podem nos trazer.

Um ambiente com a limpeza em dia e bem organizado pode gerar uma consciência de disciplina auxiliando na otimização do tempo e maximizando a alta performance na entrega de resultados.

Alguns dos benefícios são a melhora na qualidade de vida, maior aproveitamento do ambiente, podendo organizar de forma mais eficiente o espaço disponível.

Um ambiente organizado e com a limpeza em dia também pode auxiliar para uma consciência de disciplina e contribuir na otimização do tempo e maximizar a alta performance na entrega de resultados.

Ficam aqui algumas razões para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado
  • Promove a otimização do tempo.
  • Facilita a localização de materiais e objetos.
  • Aumenta a concentração e disciplina.
  • Previne a ocorrência de doenças causadas por vírus e bactérias.
  • Favorece a saúde e qualidade de vida.
  • Aumenta o rendimento e motivação.

E ai, já se convenceu dos benefícios de manter tudo limpinho e organizado? Então faça seu orçamento com a Clean House Express Porque limpeza é o que varre o mau humor, esfrega o desânimo e deixa a felicidade entrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *